Quando ouvimos falar em alergias, esperamos sempre ouvir um espirro! ☺
No entanto, o sistema respiratório não é o único que pode ser atingido quando estamos perante uma crise alérgica. Os nossos olhos podem também ser afetados pela exposição ao fator alérgico.
A libertação de histamina que surge quando o nosso corpo entra em contacto com alergénios pode desencadear o aumento de sintomas oculares. Sendo que a exposição ao pólen aumenta significativamente durante a Primavera, esta época é propícia ao surgimento de conjuntivites alérgicas sazonais.
Os sintomas mais comuns da conjuntivite alérgica sazonal são:
- Olhos vermelhos
- Comichão
- Pálpebras inchadas
- Ardor/dor
- Sensibilidade à luz
Tal como nas restantes alergias, os anti-histamínicos podem ser eficientes neste tipo de conjuntivite. No entanto, deverá procurar sempre o seu Especialista da Visão para obter a melhor terapêutica.
E como mais vale prevenir do que remediar, deixamos de seguida algumas sugestões para prevenir o possível aparecimento de conjuntivite alérgica sazonal:
- Use óculos de sol. Os mesmos ajudam a criar uma barreira entre os olhos e o pólen.
- Use lágrima artificial para humedecer os olhos e ajudar na remoção dos alérgenos.
- Se for usuário de lentes de contacto, deverá manter todos os cuidados de higiene estipulados na aquisição das mesmas. Relembramos que as lentes de contacto diárias permitem uma maior saúde ocular.
- Não coce em momento algum os olhos.
Na Óptica Nascimento, toda a nossa equipa está disponível para o aconselhar a manter uma boa saúde ocular!