Blogue

Cuidados a ter com a sua Visão este verão

Durante o verão, os especialistas recomendam sempre que se intensifiquem os cuidados com a pele. No entanto, não é só a sua pele que necessita de mais cuidado, os seus olhos também pedem um cuidado especial na estação mais quente do ano.

Para além da maior exposição aos raios solares UVA e UVB, os seus olhos podem sofrer agressões com os químicos nas piscinas, as impurezas da água do mar e, até mesmo, do protetor solar e dos cremes hidratantes.

Deixamos-lhe algumas dicas de como pode proteger a sua visão nesta época balnear.

Evite a exposição prolongada ao sol

A exposição prolongada ao sol, sem qualquer tipo de proteção, pode causar patologias, como pterígio – crescimento de um tecido, na parte branca dos olhos, que avança em direção à córnea, deixando os olhos vermelhos, irritados e com uma sensação de irritação.

O excesso de exposição solar pode ainda desencadear cataratas precoces, que pode levar a uma perda progressiva da sua visão e à Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) – uma lesão na mácula (região central da retina) – que se traduz numa doença irreversível que pode levar à cegueira.

Use óculos com lentes escuras e com proteção UVA e UVB

Os raios solares ultravioletas são bastantes nocivos para os olhos, por isso, é importante usar os óculos que garantam proteção sempre que está exposto à luz solar. Até mesmo nos dias mais nublados é recomendado usar óculos com lentes com proteção solar (escuras), porque apesar de o sol estar encoberto pelas nuvens, continua a emitir os raios UVA e UVB.

Utilize chapéus e bonés

Além dos óculos, os chapéus e bonés também podem ser uma ferramenta importante para proteger a sua visão contra os raios ultravioletas. Ao fazerem sombra sobre a sua face evitam que os raios solares atinjam diretamente os seus olhos.

Cuidado com os protetores solares e cremes hidratantes

Alguns cremes hidratantes e protetores solares podem causar alergias e irritações, por isso, tenha algum cuidado ao usá-los e evite que eles entrem em contato direto com os seus olhos. Lave as mãos após o uso, evite coçar os olhos e não espalhe protetor na parte superior da pálpebra, pois, com o suor, o produto pode escorrer para os olhos.

Proteja a sua visão ao nadar

A água do mar, lagos, rios e piscinas pode estar contaminada por bactérias e desencadear processos alérgicos, além de algumas doenças como a conjuntivite – que é altamente contagiosa e causa vermelhidão, sensação de irritação nos olhos, lacrimação intensa, inchaço e secreção de muco.

Outra doença provocada por bactérias na água é a ceratite que também pode ser desencadeada por exposição prolongada ao sol. Além destas doenças, as águas nas piscinas também podem causar alergias devido aos produtos químicos utilizados para tratar a mesma. Para evitar essas doenças, lave os olhos com água corrente ao sair da água e use óculos de natação.

Visite a Óptica Nascimento, a nossa equipa de especialistas está pronta para atender qualquer necessidade que possa ter e garantir que a sua visão está protegida neste verão.

Share on facebook
Share on email

Subscreva a nossa newsletter

e conheça as novidades.