Blogue

Os 4 problemas de visão mais comuns

Nos dias de hoje, os problemas de visão afetam cada vez mais portugueses e a idade não é um fator modificador desta premissa. Conheça como surgem os quatro problemas de visão mais comuns, as suas causas e soluções.

Miopia
Se olhar para objetos distantes e a sua visão vir os anteriores de forma desfocada, é sinal que sofre de miopia. No entanto, é certo que vê os objetos mais próximos de si perfeitamente nítidos. Este problema visual é causado por vários motivos, sendo que o mais comum é originado por um globo ocular excessivamente alongado (miopia axial). A luz incidente não recai sobre a retina, mas antes desta, e, por conseguinte, a visão torna-se desfocada. O uso de óculos ou de lentes de contacto é uma das soluções que permite melhorar a visão.

Hipermetropia
Ao contrário da miopia, a hipermetropia faz com que veja os objetos próximos de si de forma desfocada. Por sua vez, consegue ver nitidamente à distância, apesar de sentir dificuldade a ajustar a visão entre objetos próximos e distantes. Ler durante períodos de tempo muito longos, fazer trabalhos minuciosos ou olhar para ecrãs com luz azul, são atos que contribuem para o aparecimento da hipermetropia. Este problema de visão pode ser corrigido com lentes monofocais, de contacto ou óculos de leitura, adaptados ao seu estado de visão.

Presbiopia
Se sente dificuldade ao ler letras pequenas ao perto ou textos à distância, saiba que sofre de presbiopia. Embora os sintomas da presbiopia sejam semelhantes aos da hipermetropia, o primeiro problema só é visível a partir dos 40 anos, idade na qual os músculos oculares começam a envelhecer. Ler em ambientes com pouca luz dificulta a leitura de símbolos e textos nos smartphones, assim como se torna difícil alternar a visão entre objetos próximos e distantes. A presbiopia pode ser corrigida através de lentes progressivas (se for míope ou hipermétrope e usar óculos), óculos com lentes monofocais (caso não seja míope ou hipermétrope) ou lentes de contacto multifocais e/ou lentes progressivas.

Astigmatismo
Se olhar para objetos próximos e distantes e estes parecerem distorcidos ou desfocados, é sinal que sofre de astigmatismo. Neste caso, os pormenores não são distinguidos, os pontos de luz assemelham-se a linhas ou barras e as distâncias visualizadas não são as corretas. Por norma, é um problema de visão genético e na maior parte dos casos ocorre, simultaneamente, com a miopia ou a hipermetropia. O astigmatismo pode ser corrigido com óculos, lentes de contacto ou de forma cirúrgica.

A Óptica Nascimento possui especialistas capazes de identificar e corrigir estes problemas de visão, através de lentes indicadas para cada caso, de forma a proporcionar uma maior qualidade visual.

Share on facebook
Share on email

Subscreva a nossa newsletter

e conheça as novidades.